Tigre de Bengala

Tigre de Bengala

sábado, 3 de outubro de 2015

Os Microrganismos!!



Informações sobre os diferentes tipos de Microrganismos: vírus, bactérias, fungos, parasitas...


vírus influenza: exemplo de microorganismo


O que são Microrganismos

Os Microrganismos são uma forma de vida que não pode ser visualizada sem auxílio de um microscópio. Estes seres diminutos podem ser encontrados no ar, no solo, e, inclusive, no homem.



Contato com os seres humanos

Com relação ao seu contato com o homem, este pode ocorrer de forma positiva e indispensável à vida (bactérias nitrificantes) ou bastante negativa, neste caso, os efeitos prejudiciais à saúde, e, até mesmo à vida do homem, se dá pelo contato com Microrganismos patogênicos (causadores de doenças).



Outras informações importantes

Estes seres tão minúsculos não são todos iguais, eles podem ser muito diferentes em tamanho e modo de vida. Contudo, todos têm em comum uma estrutura bastante simples e a impossibilidade de serem vistos sem o uso de microscópio.


O conhecimento deste tipo de vida se deu graças a descobertas ocorridas ao longo de muitos anos. O ápice destas descobertas ocorreu em 1878, quando Pasteur apresentou a "Teoria dos Germes", a partir daí, deu-se início a chamada Era Bacteriológica.


As pesquisas de Pasteur foram acompanhadas por um grande número de cientistas e médicos. Alguns deles, impressionados pelas descobertas, promoveram mudanças bastante significativas em seus métodos de trabalho.


Além dos Microrganismos já identificados e classificados (bactérias, fungos, parasitas), havia uma outra categoria que só pôde ser observada após a invenção do microscópio eletrônico. Tratava-se de um ser de estrutura organizacional bastante simples e de existência já presumida: o vírus.


Importância da invenção do microscópio


Somente após a invenção do microscópio, foi possível identificar uma grande variedade de seres vivos. A partir daí, eles passaram a fazer parte da classificação dos seres vivos em reinos.


Os Reinos dos quais fazem parte


Eles compõem o Reino Monera (seres unicelulares como bactérias e algas azuis), Protista (seres unicelulares como protozoários e algas eucariontes) e Fungi ( seres uni ou pluricelulares como fungos elementares e fungos superiores).




Retirado de: www.todabiologia.com/microbiologia/microorganismos.htm
Microrganismo, microorganismo ou micro-organismo



As formas corretas de escrita da palavra são microrganismo e micro-organismo. A palavra microorganismo está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. A palavra microrganismo é a mais usada pelos falantes, sendo a mais socialmente aceita. Micro-organismo aparece em dicionários como sendo o mesmo que microrganismo.

Devemos utilizar as palavras microrganismo e micro-organismo sempre que quisermos referir organismos microscópicos como as bactérias e os fungos, geralmente constituídos apenas por uma célula.

Exemplos:
Microrganismos aeróbios necessitam de oxigênio para viver.
Micro-organismos aeróbios necessitam de oxigênio para viver.

Serão tomadas as medidas necessárias para reduzir o risco de contaminação por microrganismos.
Serão tomadas as medidas necessárias para reduzir o risco de contaminação por micro-organismos.

Microrganismo e micro-organismo são palavras formadas a partir de recomposição de elementos não autônomos ou falsos prefixos, unindo dois vocábulos numa só palavra: micro + organismo. O elemento de formação de palavras micro- é de origem grega e transmite uma noção de pequeno. Na palavra microrganismos houve aglutinação e se perdeu a noção de composição.

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o hífen é utilizado quando o prefixo/ elementos não autônomo/falso prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Exemplos: micro-organismo, micro-ondas, micro-história,…

Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente. Salienta-se que nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser duplicadas.
Exemplos: microbiologista, micronutriente, microrregião, microssegundo, …

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta, como microrganismo e micro-organismo. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Vídeo sobre os microorganismos aqui: https://www.youtube.com/watch?v=PDCgyjos_uY



Retirado de: http://duvidas.dicio.com.br/microrganismo-microorganismo-ou-micro-organismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário